terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OBJETO PARA SI

· Discussão sobre o Conforto Ambiental da residência

A Farnsworth é uma casa somente de veraneio¿ Ou será que esse título foi dado a ela porque as pessoas só conseguiriam habitá-la em pequenos períodos do ano¿
O fato de a casa ser muito fria no inverno, muito quente no verão e alagar em alguns períodos do ano, dificulta a sua habitação. No verão pode-se considerar uma estufa, pois a incidência de luz e a pouca proteção da casa em esquadria de vidro, permite a entrada do calor sem exaustão do mesmo. No inverno, o sistema de aquecimento se torna caríssimo, pois os vidros deixam o frio entrar e devido à calefação o mesmo fica embaçado, impossibilitando a visibilidade da atração principal da obra, a paisagem.

Outro problema em relação ao conforto são as inundações constantes. Mies elevou a casa a 1,6m do solo pensando nas possíveis variações de nível do rio Fox. Mas hoje a casa é inundada em até mais da metade do seu pé-direito.

Será que Mies falhou em não prever que ao longo do tempo o nível do rio aumentaria¿ Ou será que era difícil prever a principal causa dessas inundações: o crescimento de construções ao redor¿

Achamos que, as condições atuais do clima estão mais agressivas do que naquela época, tornando difícil, até hoje em dia, prever certos tipos de manifestações da natureza. Então não culpamos completamente o arquiteto pela sua possível visão, e sim tentamos pensar em maneiras de solucionar o problema, como o possível reposicionamento da obra no terreno, ou, até mesmo, a sua mudança para um lugar seguro que garanta a sua longevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário