quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Arquiteto


Ludwig Mies van der Rohe, mais conhecido como Mies Van Der Rohe é um dos principais nomes da arquitetura do século 20. Alemão naturalizado estado-unidense, foi professor na estimada Bauhaus e um dos formadores do movimento International Style, marcado por sua clareza e simplicidade. Aço e vidro foram seus principais materiais representativos, que agregaram concepções de elegância e cosmopolitismo. Famoso também pelo uso dos célebres aforismos: Less is More (Menos é Mais), preceito do minimalismo e God is in the Details (Deus está nos detalhes).
Em 1908, Mies ingressou no estúdio do proto-modernista Peter Behrens, do qual se tornou discípulo. Seu talento foi rapidamente reconhecido e começou a receber encomendas, mesmo não sendo graduado. Com uma presença física impressionante e com modos ponderados, Ludwing Mies resolveu reformular seu próprio nome, para adequar-se a alta sociedade que passara a ingressar, passou então a acrescentar “van der Rohe“, de ressonância aristocrática.
Formou-se arquiteto em 1917 e, influenciado pelo mestre do neoclassicismo prussiano do início do século 19, Karl Friedrich Schinkel, depois da Primeira Guerra Mundial, começa a receber influências do neoplasticismo e do construtivismo russo, que fazem germinar o espírito modernista no arquiteto. Influenciado também por Frank Lloyd Wright, com os espaços fluidos do próprio estilo presente nas suas Casas da Pradaria.
Em 1921, abandonando qualquer ornamentação, projetou um impressionante arranha-céu de vidro e metal, que fez parte de uma série de projetos pioneiros que culminaram no Pavilhão Alemão de Barcelona e na Villa Tugendhat em Brno (um de seus marcos). Em 1937 Mies deixou sua pátria e foi para os Estados Unidos, depois de 30 anos de prática na Alemanha. Em 47 teve uma retrospectiva de sua carreira pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, três anos depois de ser nomeado cidadão americano, quando rompeu laços com sua terra natal.
Dentre suas várias realizações, pode-se citar a residência de Wyoming, também a passagem como professor do Illinois Institute of Technology, a construção do Crown Hall, sede do Departamento de Arquitetura do instituto. Também a Casa Farnsworth, marco entre suas obras e referência da arquitetura moderna mundial. Além do Edifício Seagram e o Conjunto Lake Shore Drive em Chicago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário