sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Você sabia?

A Casa Farnsworth é um dos mais significativos das obras de Mies van der Rohe, iguais em importância a tais monumentos canônicos como o Pavilhão de Barcelona, construído para a Exposição Internacional 1929 e 1954-58 Seagram Building, em Nova York. Seu significado é duplo. Primeiro, como um de uma longa série de projetos de casa, a Casa Farnsworth encarna uma certa culminação estética na experiência Mies van der Rohe, com este tipo de construção. Em segundo lugar, a casa é, talvez, a mais alta expressão dos ideais modernistas que havia começado na Europa, mas que se consumou em Plano, Illinois. Como historiador Maritz Vandenburg tem escrito em sua monografia sobre a Casa Farnsworth:

"Cada elemento físico tem sido destilada em sua essência irredutível. O interior é invulgarmente transparente para o local ao redor, e também sem precedentes organizada em si mesma. Toda a parafernália de vida tradicional, quartos, paredes, portas, estofos, móveis soltos, fotos em paredes, inclusive objetos pessoais - têm sido praticamente abolida em uma visão puritana da existência simplificado, transcendental. Mies tinha finalmente alcançado uma meta para a qual ele estava se sentindo o seu caminho durante três décadas. "

De muitas maneiras, também, Mies van der Rohe foi capaz de realizar os ideais espaciais e estruturais que eram impossíveis em projetos maiores, como o Seagram Building. Por exemplo, as vigas da Casa Farnsworth são tanto estruturais e expressivos, enquanto que no Seagram Building estão ligados ao exterior como símbolos para o que é necessariamente invisível por trás de revestimento à prova de fogo. Além disso, a casa térrea Farnsworth com seu sítio isolado permitiu um grau de transparência e simplicidade impossível na maior, mais projetos urbanos.

Fonte de Pesquisa: http://www.farnsworthhouse.org/history.htm

Um comentário:

  1. Adorei encontrar uma maneira simples de viver através deste projeto arquitetônico, deixando tantas coisas inúteis que infernizam a nossa vida com a necessidade de limpezas infindáveis
    Exelente blog para repensar em viver com simplicidade.
    Edilma Rocha
    Artista plástica e Restauradora

    ResponderExcluir